Logo

Quem é?

Dr. Cláudio Pinheiro Pinto Macedo

Presidente do Conselho de Administração do BPC e da A Mundial Seguros (AMUSE), e Membro do Conselho Económico e Social (CES).

O Dr. Cláudio Pinheiro Pinto Macedo é uma das presenças confirmadas na 4.ª Edição do Fórum de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, que assinala os 50 anos da Independência de Angola, sob o lema "Liderança Visionária: do Legado à Inovação".

Com mais de 20 anos de experiência no sector bancário e três décadas dedicadas ao ensino, destaca-se pela sua contribuição para a modernização do sistema financeiro e pela formação de quadros nas áreas de economia, contabilidade, risco e finanças.

É licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola, com pós-graduações em Gestão Bancária (Lisboa) e Direito do Trabalho e Segurança Social (UAN), e formação complementar em governação corporativa, gestão de risco e segurança da informação.

Actualmente lidera o Banco de Poupança e Crédito (BPC), onde implementa a Visão Estratégica 2024–2027, após ter participado na execução do PRR 2019–2023. Desde 2023, preside também à A Mundial Seguros, seguradora participada pelo BPC.

Entre os cargos que desempenhou, destacam-se:

• Administrador Executivo no Standard Chartered Bank Angola (COO e CIO);

• Administrador Executivo do BPC, com supervisão de áreas-chave;

• Presidente do Conselho Fiscal da SONACI (2012–2023);

• Presidente da FENIX – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões.

No ensino superior, leccionou por mais de 12 anos na UCAN, UMA, UNIA e CBSA, em disciplinas de contabilidade, análise financeira e gestão bancária. É membro do Conselho Económico e Social (CES) desde 2020, tendo sido reconduzido para um segundo mandato, com responsabilidade na área económica.

Cláudio Pinheiro alia visão estratégica, experiência técnica e um forte compromisso com a transformação digital, eficiência bancária e inclusão financeira. No Fórum, partilhará a sua visão sobre o papel da liderança visionária na construção de um sistema financeiro mais moderno e inclusivo.